Imunidade
A ciência da nutrição evoluiu muito nas últimas décadas. E é preciso se atualizar sobre quais são as principais e mais importantes estratégias e opções.

A NUTRiÇÃO É A MATÉRiA-PRiMA DA SAÚDE.

Seu metabolismo, seu sistema imunológico, sua aparência física e composição corporal, sua eficiência mental, sua capacidade de envelhecer sem adoecer… Todos estes aspectos precisam de doses diárias de diversos elementos fundamentais, os quais chamamos de "nutrientes". Sem estes, a saúde não pode prosperar.

Acontece que, ao longo das últimas décadas, a oferta de alimentos industrializados sofreu uma crescente e significativa modificação: os alimentos e bebidas estão cada vez menos nutritivos. A estatística global demonstra que a grande maioria das pessoas não ingere a diversidade e a dose diária de nutrientes dos quais o organismo precisa. A cada dia, o organismo precisa de doses suficientes de proteína, energia, minerais, fibras, vitaminas, ômega 3... Mas, infelizmente, a pesquisa científica demonstra que coletivamente estamos ingerindo cada vez mais calorias vazias.

É comida e bebida refinada, adicionada de grandes quantidades de açúcar. Comida que enfraquece o corpo, que entorpece o raciocínio, que envelhece precocemente, que deforma o metabolismo... E também a sua aparência.

PIOR: as calorias vazias não geram saciedade, mas sim compulsão alimentar. Quanto mais você come, mais tem vontade de comer.

Todos nós passamos as últimas décadas sendo educados pelas propagandas da indústria das calorias vazias.

As mentes brilhantes do marketing fizeram o possível para associar o consumo do açúcar e calorias vazias com a felicidade… o pertencimento…. A celebração… a família… e deu certo.

O consumo de açúcar multiplicou-se com o passar das décadas. E com isto, multiplicaram-se os casos de obesidade… sobrepeso… diabetes tipo 2… hipertensão… gordura no fígado… doenças cardíacas… e todas as outras doenças metabólicas que são decorrentes do excesso de calorias vazias, e da ausência de nutrientes importantes.

NORMALiZAMOS A DOENÇA.

Em estudo de 2019, publicado nos Estados Unidos, constatou-se que apenas 12% das pessoas adultas apresentam em seus exames os marcadores de saúde metabólica ideal. Ou seja, 88% das pessoas, quase 9 em cada 10, sofrem com doenças do metabolismo, principalmente causadas por excesso de calorias vazias, e falta de nutrientes. 55% dos adultos estão acima do peso saudável. Quase 50% das crianças e adolescentes também. E até entre os recém nascidos, bebês com 6 meses de idade, há uma epidemia de sobrepeso.

A própria OMS confirmou em seu relatório de 2020: a alimentação considerada normal está longe de ser a mais adequada para criar saúde.

Neste mesmo relatório, a OMS informa que 6 em cada 8 pessoas morrem por doenças crônicas, sendo que a maior parte delas tem com sua causa de origem ou de agravamento os maus hábitos de nutrição. Então, esta é a primeira informação importante: se você continuar se alimentando daquilo que todos comem normalmente, provavelmente irá se tornar parte da estatística - e observar sua saúde deteriorar a cada dia.

Quando o organismo não recebe a matéria prima que precisa, permanece com fome. Calorias vazias não geram saciedade, e não disparam os hormônios que interrompem a vontade de comer. Ao contrário: sequestram e viciam os centros de prazer e recompensa do cérebro, gerando compulsão, ansiedade e outros distúrbios. O principal símbolo das calorias vazias é o açúcar.

Além de não contribuir com nenhum benefício, este ingrediente é hoje percebido como o principal adversário da saúde - principalmente por gerar dependência e quase sempre ser consumido em quantidades excessivas, muito acima daquilo que o organismo conseguiria processar sem se prejudicar.

Nas últimas décadas a ciência desvendou que o açúcar é tratado pelo organismo de forma muito semelhante ao álcool - como um veneno, que precisa ser metabolizado pelo fígado e eliminado assim que possível. Mas, mesmo com todo o conhecimento científico, o consumo de açúcar só cresceu ao longo das décadas.

Se você está sentindo algum desconforto enquanto menciono informações que demonstram que o açúcar faz mal, este pode ser um sintoma claro de que você já convive com a dependência ao açúcar.

O fato é que o açúcar é uma droga, mas como sociedade nós ainda não o enxergamos assim. Pelo contrário: o açúcar esteve e ainda está no centro do altar em que celebramos a vida as pessoas que mais amamos. O açúcar está em toda parte.

Desafio

TRANSFORMAR ESTA CULTURA É UM DESAFiO GRANDE.

Vencer qualquer tipo de vício é um desafio grande. Não é fácil vencer este vício. Mas é possível, e se torna mais fácil com conhecimento, estratégia e parceria.

Agora, quero te apresentar uma informação de grande importância:
Você sabia que 40% de todo o açúcar que as pessoas consomem vêm de bebidas? E não é só no refrigerante que o açúcar se concentra. Ele também está:

No achocolatado de cada dia.
No leite fermentado das crianças.
No cafezinho adoçado quase sempre.
Nos sucos, mesmo os que são 100% fruta.
Nos iogurtes industrializados.
No chá gelado, ainda que orgânico.
Nas bebidas energéticas, e também nos isotônicos - que deveriam ser para atletas de elite, mas que são principalmente consumidos por crianças.

É fácil exceder no açúcar quando ele está nas bebidas.

Parar de beber açúcar é um excelente primeiro passo para quem precisa, quer e merece viver melhor com sua saúde, com sua aparência, com sua mente e com sua imunidade. Mas, sabemos o quanto o açúcar é gostoso, onipresente… e capaz de gerar desejo compulsivo.

É um desafio e tanto, e para a maioria das pessoas, não é só uma questão de tomar uma decisão. Conquistar a liberdade sobre o açúcar requer método estratégico, conhecimento sobre como suprir os nutrientes que ajudam a minimizar as compulsões. Felizmente, a puravida organizou para você um método simples e gradual - um passo a passo - para, aos poucos, substituir o açúcar por saúde.

É O DESAFiO "NÃO BEBO AÇÚCAR".

Queremos ajudar você a se libertar do vício nesse ingrediente desnecessário e extremamente nocivo. Faremos isso de forma gradual.

Primeiramente eliminando as bebidas adoçadas no período da manhã.

Depois de 2 ou 3 dias, você pode retirar esses líquidos também da tarde. No começo, talvez você sinta um pouco de dificuldade. A força do vício ainda baterá à sua porta. Mas persista. A vitória sobre a compulsão lhe trará uma liberdade muito recompensadora.

Quando se sentir confortável, poderá enfim eliminar os líquidos adoçados também no período da noite. Completando o ciclo de 24 horas sem beber açúcar.

Quantos dias você deve permanecer assim? O máximo que conseguir. Não existe um limite na jornada de trocar hábitos nocivos por nutrição de qualidade. A boa notícia é que, aos poucos, isso não será um esforço. O metabolismo se adapta. O cérebro se adapta. Os hormônios se regulam.

Você cada vez mais fica satisfeito em beber apenas aquilo que o ser humano deveria beber: água, principalmente. Mas, diversas outras opções inofensivas também estão disponíveis: água com ou sem gás, adicionada de suco de limão, ou gengibre, ou folhas de hortelã, ou rodelas de frutas. Suco de frutas pouco doces, como o maracujá, que pode ou não ser saborizado com adoçantes naturais saudáveis e inofensivos. Café ou chá, puros ou com adoçantes.

plant bacon

Criamos um material e sugestões para você criar suas bebidas com sabor, ainda que sem açúcar, e disponibilizamos estas aqui mesmo, junto deste vídeo.

Aos poucos, não beber açúcar torna-se um comportamento natural, que gera resultados tão positivos que você toma como parte da sua rotina positiva de vida. Desfrutar de um corpo e mente saudáveis é algo tão gratificante que sentimos vontade de compartilhar essa escolha com as pessoas ao nosso redor. E aqui entra uma outra parte importante do desafio:

COMPARTiLHE A SUA HiSTÓRiA.

Crie um reels no instagram e conte sobre como está sendo participar do desafio. Ou um post escrito.

Você pode falar sobre o prazer de degustar um café em sua pureza, sem a interferência do açúcar. Ou a simplicidade de se hidratar com água pura, ao invés de sucos e refrigerantes, quando seu corpo sente sede.

Conte aquilo que for relevante para você e que possa influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. Compartilhar a sua superação é gratificante para você e importante para aqueles que também desejam colher os frutos de escolhas mais saudáveis.

Mas nós ainda reservamos um prêmio muito especial para o melhor vídeo do desafio: 1 ano de puravida grátis, entregue mensalmente no conforto da sua casa.

Nossa equipe irá avaliar todos os vídeos e selecionar alguns finalistas para a votação final. Para que o seu vídeo seja encontrado pela nossa equipe, é importante que você faça duas coisas: marque @puravida.com.br no vídeo e use a hashtag #naobeboacucar.

Tudo isso está explicado em detalhes na página do desafio, que contém uma série de informações preciosas para você.

  • • Infográficos com dados oficiais sobre o consumo de açúcar.
  • • Estratégias de como vencer a compulsão pelo doce.
  • • Os codinomes que disfarçam o açúcar nas embalagens.
  • • As consequências de uma alimentação pobre em nutrientes.
  • • Os benefícios em reduzir as calorias vazias da sua dieta.
  • • Preparamos também um ebook completo sobre nutrição, que você poderá baixar gratuitamente ao se inscrever no desafio.

É um material muito especial, que reúne a essência dos estudos mais atuais sobre saúde, imunidade, longevidade e muitas outras riquezas que só trazem benefícios para você.

Por fim, deixo aqui o meu convite para que você participe do desafio #NÃOBEBOAÇÚCAR.

Sinta os benefícios na sua disposição, no seu sono, na sua vitalidade, no seu humor, na sua digestão, na sua pele. Nada nos deixará mais felizes do que ver o resultado disso tudo em você.

Eu espero ver o seu vídeo em breve.

BOA SORTE!

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