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FONTE DE CURCUMINA
LIPOSSOMAL
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OS GENEROSOS BENEFÍCIOS DA CURCUMINA

A cúrcuma longa é uma raiz de vibrante tonalidade amarelo-dourada, que guarda dentro de si uma molécula especial conhecida como curcumina.

A curcumina é o princípio ativo que a ciência moderna destaca como um dos mais nobres compostos naturais benéficos para a saúde humana, uma dádiva com mais de 5.600 estudos científicos publicados para detalhar suas diversas propriedades saudáveis.

De fato, muitos estudos que reúnem evidências científicas de qualidade significativa comprovam que a curcumina pode oferecer múltiplos, generosos e importantes benefícios para a saúde do corpo.

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O PAPEL DA CÚRCUMA NAS MEDICINAS TRADICIONAIS

De origem asiática, a cúrcuma é listada na tradição milenar da medicina Ayurveda indiana como uma das principais ervas medicinais para o equilíbrio da saúde digestiva, com objetivo de evitar ou minimizar excesso de fermentação e gases, assim como inflamação nas mucosas.

Por milênios, receitas medicinais elaboradas com extratos de alta concentração de cúrcuma foram e continuam sendo prescritas pelos herbalistas não só da Ayurveda, mas também da medicina tradicional chinesa.

De acordo com estas ciências milenares, a cúrcuma - sempre em conjunto com uma boa alimentação - tem papel de destaque para ajudar o organismo a regular o excesso de inflamação - assim como suas manifestações visíveis e invisíveis: artrite, acne e doenças de pele de cunho inflamatório, como fibromialgia, artrite e dores causadas por autoimunidade.

Os sábios destas medicinas também enfatizavam os benefícios da cúrcuma para o equilíbrio do sistema nervoso-cerebral e a diversos aspectos do processo de envelhecer com saúde, que conhecemos por longevidade.

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EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PRÓ-CURCUMINA

Por muitas décadas, a ciência moderna vem reunindo evidências científicas consistentes que validam a experiência dos antigos acerca dos múltiplos benefícios da curcumina.

Abaixo, uma pequena lista dos principais estudos publicados verificando a associação do uso de extratos de cúrcuma para beneficiar a saúde humana:

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1. CURCUMiNA
E HUMOR

Um estudo controlado feito com 60 pacientes mostrou que a curcumina foi tão eficaz quanto antidepressivos na melhora do humor. A curcumina eleva os níveis BNDF e possivelmente eleva os níveis de serotonina e dopamina.

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2. CURCUMiNA E
SAÚDE DO CORAÇÃO

Vários estudos sugerem que a curcumina leva a melhorias na função endotelial. A curcumina tem efeitos benéficos sobre diversos fatores conhecidos por desempenhar um papel na saúde cardiovascular, sendo um potente agente anti-inflamatório e antioxidante.

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4. CURCUMiNA
E SAÚDE ARTiCULAR

Diversos estudos observaram os efeitos da curcumina sobre a saúde das articulações e verificaram melhorias de vários sintomas.

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6. CURCUMiNA
E LONGEViDADE

Dado que a oxidação e a inflamação desempenham um papel no envelhecimento, a curcumina pode ter efeitos que ajudam a retardar o envelhecimento e a combater as doenças crônicas relacionadas à idade.

Os cientistas identificaram que os principais benefícios da raiz da cúrcuma estão relacionados à molécula curcumina, e passaram portanto a buscar maneiras de concentrar esse componente orgânico, com o objetivo de oferecer doses eficientes para auxiliar a saúde humana.

Ocorre que a cúrcuma em pó tradicional apresenta uma concentração pequena demais para atingir a melhor eficiência possível, de acordo com a ciência.

Apenas 1,5% do peso total da cúrcuma em pó que é vendida nas prateleiras é composto de curcumina, o que sugere a necessidade de extratos mais potentes do que o tradicional.

Ao mesmo tempo, os estudos estabeleceram que a curcumina não é uma substância de fácil absorção pelo organismo humano e requer a presença conjunta de elementos nutricionais ou tecnologias coadjuvantes.

Uma destas tecnologias é a piperina, o extrato da pimenta-preta. Outra é o uso de gorduras associadas à curcumina, pois este é um composto lipossolúvel que depende de gordura para ser absorvido. Os antigos da Índia sabiam disso e criavam blends de cúrcuma, pimenta-preta e outras ervas e especiarias, servindo-os na base oleosa da saudável manteiga ghee.

Hoje, a ciência desenvolveu a tecnologia da lipossoma, que envolve nutrientes e princípios ativos em uma camada estrutural de gordura, permitindo a absorção mais profunda.

A TECNOLOGIA POR TRÁS DO CURCUMAGIC

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ULTRACONCENTRADO:

Em cada cápsula de CURCUMAGIC, você encontra o equivalente à quantidade de curcumina existente em aproximadamente* uma colher de sopa de cúrcuma em pó!
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BIODISPONÍVEL:

Nova tecnologia de lipossoma e TCM para absorção otimizada. Pureza e ausência de componentes nocivos.
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PRÁTICO:

Doses concentradas e ideais em cápsulas macias, para que não seja necessário entrar em contato com o sabor.

Avanços tecnológicos permitiram a formulação da curcumina junto a uma estrutura oleosa especial, lipossomada, que utilizamos em nosso CURCUMAGIC. Essa composição otimiza significativamente a biodisponibilidade desse composto natural.

Essa tecnologia dispensa o uso de piperina - o princípio ativo da pimenta-do-reino -, que também melhora a assimilação da curcumina, mas que nem sempre é bem aceita pelo organismo.

Segundo estudos, a formulação de lipossomas com curcumina possui uma absorção 7,9 vezes maior em relação à curcumina isolada.

Em apenas uma cápsula de CURCUMAGIC você obtém 130 mg de curcumina prontamente biodisponível. Esta é uma dosagem efetiva e equivalente a aproximadamente uma colher de sopa cheia de cúrcuma em pó — medida que, ainda assim, carece de precisão quantitativa, pois o teor de curcumina pode variar muito.

*Considerando que a quantidade de curcumina presente na cúrcuma em pó seja de 1,5% (1) e uma colher de sopa tenha aproximadamente 10 gramas.
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O QUE É A INFLAMAÇÃO E COMO ELA IMPACTA O ORGANISMO

Existem algumas atitudes que podem ajudar o corpo a eliminar o excesso de inflamação e evitar riscos para a saúde.

A inflamação acontece devido a uma resposta do sistema imune para proteger o organismo de invasores e ajudar na recuperação de lesões.

Por exemplo, quando você se corta, o sistema imune é ativado para reparar os tecidos da região e também eliminar bactérias ou substâncias estranhas que possam ter entrado na corrente sanguínea.

Em um organismo saudável, o sistema imune consegue neutralizar as bactérias e regenerar os tecidos em poucos dias. Quando o processo termina, o corte está completamente cicatrizado e sem causar desconforto. Esse é o tipo de inflamação que chamamos de aguda.

Ela acontece na eventualidade de um corte, lesão ou de uma infecção por microorganismos.

A inflamação aguda tem início, meio e fim, e é necessária para resolver algum problema e trazer o organismo ao equilíbrio.

MAS E SE A INFLAMAÇÃO CONTINUAR?

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Nesse caso, a inflamação se torna destrutiva. É a inflamação crônica, que dura meses, anos e até décadas, mas de um modo sutil, sem sintomas claramente identificáveis. Ela pode resultar em problemas crônicos de saúde e doenças.

A resposta inflamatória desenfreada começa a danificar células, tecidos, órgãos e desequilibrar o funcionamento do metabolismo.

De acordo com um amplo acervo de evidências, todos os danos estão ligados ao desenvolvimento de várias doenças, incluindo:

  • Câncer
  • Doença cardíaca
  • Artrite
  • Diabetes tipo 2
  • Obesidade
  • Asma
  • Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer
  • Doenças inflamatórias intestinais
  • Doenças autoimunes

COMO ESSA INFLAMAÇÃO ACONTECE?

Escolhas equivocadas na alimentação e no estilo de vida impactam o funcionamento do organismo.

O consumo excessivo de açúcar, óleos vegetais processados e produtos alimentícios com aditivos químicos desequilibra as reações químicas no corpo. Isso pode levar a inflamações nos vasos sanguíneos e problemas de circulação, sobrecarregar o fígado e o metabolismo, provocar a produção excessiva de radicais livres, dentre outros processos inflamatórios.

Quando essa condição se instala, todos os aspectos da saúde começam a sofrer. Sedentarismo, excesso de estresse e sono ruim são fatores adicionais que influenciam na inflamação do organismo.

Felizmente, está dentro das nossas possibilidades modificar esse rumo e minimizar esse tipo de dano.

SETE DICAS IMPORTANTES PARA AJUDAR SEU CORPO A ELIMINAR O EXCESSO DE INFLAMAÇÃO

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1• ELiMiNE OU MiNiMiZE AO MÁXiMO A iNGESTÃO DE AÇÚCAR E CARBOiDRATOS REFiNADOS

Inúmeros estudos confirmam a relação entre o consumo de açúcar e marcadores inflamatórios mais elevados(2).

Alimentos ricos em açúcar incluem doces, chocolate, refrigerantes, sucos, chás, bolos, biscoitos, granolas, barrinhas de cereais, dentre tantos outros.

Não são apenas os doces e o açúcar que causam inflamação: carboidratos refinados também podem estar atrelados a esse processo.

Os carboidratos refinados são aqueles que tiveram a maior parte de suas fibras e nutrientes removidos. São calorias vazias, como pão, macarrão, bolacha, bolo, massas, tapioca, polvilho e tudo que é feito a partir de farinha de amido.

O açúcar e os carboidratos refinados na dieta moderna sobrecarregam o corpo de muitas formas: com picos e vales de glicemia sanguínea, recrutamento constante da insulina, sobrecarga de calorias vazias que leva ao sobrepeso e à obesidade, desequilíbrio da flora intestinal, que favorece o crescimento de bactérias inflamatórias, e assim por diante.

O açúcar é um ingrediente nocivo e perigoso, pois desregula o apetite e ativa excessivamente regiões do cérebro e neurotransmissores, facilitando o comportamento compulsivo. Como falamos em nossa campanha #EuNãoBeboAçúcar, o caminho é treinar o paladar para diminuir o apego ao sabor doce e utilizar bons adoçantes, como eritritol, taumatina e stévia (componentes do nosso Zero) para consumir alguns alimentos ou bebidas adocicadas sem o prejuízo do açúcar.

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2• ELiMiNE OU MiNiMiZE AO MÁXiMO ÓLEOS VEGETAiS PROCESSADOS E GORDURAS TRANS

Durante o século 20, o consumo de óleos vegetais aumentou exponencialmente na maior parte do planeta(3).

Óleos vegetais, como os de milho, canola, soja e girassol, fazem parte da alimentação diária de milhões de pessoas, mas ainda recebem pouca atenção quando falamos de doenças crônicas.

Ao mesmo tempo em que o consumo de ômega 6 aumentou exponencialmente, o consumo de ômega 3 diminuiu, em um desequilíbrio de proporções. O ômega 6 é pró-inflamatório, ou seja, estimula processos inflamatórios no corpo(4).

Ao deixar de consumir esses óleos e seus derivados, como a gordura vegetal hidrogenada e margarinas, você deixa de consumir também as gorduras trans artificiais, que estão entre os componentes mais prejudiciais.

Alimentos ricos em gorduras trans e óleos vegetais incluem batatas fritas e outros fast-foods fritos, pipoca de micro-ondas e a grande maioria dos produtos industrializados, como bolos, biscoitos, salgadinhos, macarrão instantâneo, sorvetes etc.

ÓLEOS VEGETAiS PROMOVEM A iNFLAMAÇÃO POR iNÚMERAS RAZÕES:

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3 • AUMENTE SEU CONSUMO DE ÔMEGA 3 DHA E EPA

Os ômega 3 EPA e DHA são ácidos graxos essenciais, ou seja, indispensáveis para o bom funcionamento do corpo e para a manutenção da saúde, e devem ser obtidos via alimentação ou suplementação.

O corpo metaboliza estes ácidos graxos em compostos chamados resolvinas e protectinas, que têm efeitos anti-inflamatórios(5).

Estudos mostram que pessoas que consomem peixes gordurosos com frequência ou suplementos de EPA e DHA apresentam reduções no marcador inflamatório da proteína C reativa(6).

Os peixes gordurosos de água gelada, como salmão selvagem, sardinhas, arenque, cavalinha e atum são boas fontes de ômega 3, proteína e micronutrientes.

Suplementar ômega 3 na atualidade é altamente recomendável, já que sua presença não é tão frequente na alimentação e a quantidade de ômega 6 na dieta moderna é muito alta.

A suplementação com ômega 3 DHA e EPA está associada a melhoras na saúde cardiovascular, no funcionamento cerebral e na cognição, bem como na diminuição de triglicerídeos no sangue.

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4 • INCLUA A CÚRCUMA NO SEU DiA A DiA

A cúrcuma é uma raiz amarelada da família do gengibre, rica em um flavonoide especial, a curcumina, notável pelos seus potentes efeitos anti-inflamatórios, sendo um dos compostos ativos naturais mais amplamente estudados pela ciência.

Em um estudo randomizado, seus efeitos foram superiores ao de medicamentos anti-inflamatórios.

A curcumina contribui para diminuir a inflamação do organismo com mecanismos diversos. Seus efeitos são investigados e seu uso tem sido associado à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas, como artrite, esteatose hepática não gordurosa e não alcoólica, diabetes tipo 2, doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, depressão, sintomas da TPM e menopausa.

É um potente antioxidante de atuação dupla: pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química e também estimula a atividade das enzimas antioxidantes do corpo.

Sua ação antioxidante e anti-inflamatória apresenta um potencial efeito neuroprotetor, capaz de ajudar a manter o equilíbrio químico no cérebro, evitar a neurotoxicidade e contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A curcumina também aumenta o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), favorecendo o crescimento e a longevidade de neurônios e uma melhor comunicação entre eles. Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Directors Association, em 2017, mostrou excelentes resultados em quadros de depressão(7).

Uma pesquisa publicada na Complementary Therapies in Medicine, em 2015, mostrou a diminuição significativa nas alterações de humor, cólicas menstruais e redução do processo inflamatório no útero, a partir de ingestão de suplementos com curcumina(8). Isso se deve à redução de prostaglandinas relacionadas à dor e às cólicas.

A ingestão de curcumina por si só não leva aos benefícios de saúde associados devido à sua baixa biodisponibilidade. Por isso, é importante associá-la a componentes que ativam a sua absorção.

No intestino, a curcumina pode exercer um efeito regulador da microbiota intestinal, afetando positivamente a diversidade e a composição microbiana, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas e limitando o crescimento de bactérias patogênicas.

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5 • INCLUA VARiEDADE DE VEGETAiS, PROTEÍNAS E BONS ÓLEOS

Uma alimentação colorida, rica em vegetais variados, boas gorduras e boas proteínas traz os benefícios de muitos compostos e nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes.

O que dá cor aos alimentos são pigmentos naturais que também possuem benefícios para a saúde. Licopeno, carotenoides, clorofila, astaxantina, antocianinas e diversos outros compostos fornecem cor e propriedades funcionais para os alimentos.

Por isso, uma regra básica de uma alimentação anti-inflamatória é ter boa variedade de cores em seu prato.

As berries, por exemplo, são frutinhas silvestres concentradas em pigmentos antioxidantes, como as antocianinas. Esses compostos têm efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir o risco de doenças.

Morangos, amoras, framboesas, mirtilos (blueberry), cranberry e açaí são alguns exemplos.

O azeite de oliva extravirgem, o abacate e o açaí são fontes de óleo saudável e substâncias antioxidantes que também facilitam a redução da inflamação. O oleocanthal, por exemplo, é um polifenol antioxidante encontrado no azeite de oliva bastante pesquisado por suas propriedades anti-inflamatórias.

Lembre-se de que o azeite de oliva extravirgem oferece maior teor desses compostos benéficos.

Por fim, as proteínas são também essenciais para manter o equilíbrio metabólico. Diversos aminoácidos participam da síntese de moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias no corpo, como a glicina, presente no colágeno, e a cisteína, presente em alguns alimentos e no suplemento NAC.

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6 • PRiORiZE UM SONO DE QUALiDADE

Uma única noite mal dormida já pode aumentar os níveis de inflamação do corpo. Um estudo de 2008 descobriu que apenas uma noite de sono mal aproveitada resultou em níveis significativamente mais elevados de NF-kB, um complexo de proteínas que atua como um poderoso sinal para estimular a inflamação em todo o corpo(9).

Um estudo de 2016 revisou mais de 70 investigações científicas sobre a relação entre inflamação e sono. Além dos efeitos negativos do sono curto na resposta inflamatória, dormir excessivamente também aumentou os níveis dos principais marcadores inflamatórios, incluindo a proteína C reativa, que está associada a doenças cardíacas, hipertensão e diabetes tipo 2(10).

Dormir a quantidade certa para você - para a maioria dos adultos, são de sete a nove horas por noite -, de forma consistente e com qualidade, é uma maneira de ajudar a evitar a inflamação sistêmica.

Existem diversas atitudes simples, nutrientes e suplementos que podem te ajudar a dormir melhor. Na página do Blue Calm, você encontra um pequeno manual para um sono profundo e regenerador.

A curcumina também aumenta o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), favorecendo o crescimento e a longevidade de neurônios e uma melhor comunicação entre eles. Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Directors Association, em 2017, mostrou excelentes resultados em quadros de depressão(7).

Uma pesquisa publicada na Complementary Therapies in Medicine, em 2015, mostrou a diminuição significativa nas alterações de humor, cólicas menstruais e redução do processo inflamatório no útero, a partir de ingestão de suplementos com curcumina(8). Isso se deve à redução de prostaglandinas relacionadas à dor e às cólicas.

A ingestão de curcumina por si só não leva aos benefícios de saúde associados devido à sua baixa biodisponibilidade. Por isso, é importante associá-la a componentes que ativam a sua absorção.

No intestino, a curcumina pode exercer um efeito regulador da microbiota intestinal, afetando positivamente a diversidade e a composição microbiana, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas e limitando o crescimento de bactérias patogênicas.

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7 • FORNEÇA MiCRONUTRiENTES ESSENCiAiS E COMPOSTOS ATiVOS NATURAiS

Vitaminas e minerais essenciais desempenham papéis na fisiologia para manter tudo funcionando adequadamente, incluindo os mecanismos inflamatórios.

Além do já citado ômega 3, as vitaminas do complexo B, C, E e D, bem como os minerais magnésio, selênio e zinco, são indispensáveis para eliminar a inflamação excessiva.

Ao lado de uma alimentação densamente nutritiva, suplementos podem facilitar o aporte ideal de cada componente. A natureza oferece, além de micronutrientes fundamentais, outros compostos benéficos.

O resveratrol é um ótimo exemplo: trata-se de um antioxidante encontrado na casca das uvas que, quando concentrado em suplementos, pode reduzir a inflamação associada a inúmeras condições de saúde (11).

O resveratrol é apenas um dentre tantos: astaxantina, catequinas presentes no matchá, ficocianina presente na spirulina, proantocianidinas, da cranberry, compostos fenólicos da própolis.

Existem muitas opções que podem ajudar o corpo nessa busca constante por equilíbrio.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

Porção de 1 g (1 cápsula)

Quantidade por porção%VD*
Gorduras saturadas0,4 g2
Curcumina130 mg-

INGREDIENTES:

Triglicerídeos de cadeia média, extrato de rizomas de cúrcuma e emulsificante lecitina de girassol. Composição da cápsula: gelatina, água purificada, umectante glicerina e corantes cúrcuma e urucum.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

SUGESTÃO
DE USO:

1 CÁPSULA AO DIA ANTES DO
CAFÉ DA MANHÃ OU DO ALMOÇO.

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CURCUMINA BIODISPONÍVEL
EM CÁPSULAS

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