Pesquisas revelam que pessoas que comem manteiga natural sofrem menos ataques cardíacos
Por KRIS GUNNARS e FLÁVIO PASSOS
Manteiga é uma das gorduras mais saudáveis do planeta – desde que proveniente de vacas que se alimentam de capim, e não de ração.
Em sua composição amarelada existem muitos nutrientes importantes, alguns dos quais possuem poderosos efeitos biológicos.
Contudo, isso depende do tipo da manteiga, pois a quantidade desses nutrientes benéficos varia grandemente de acordo com o que comem as vacas.
A indústria pecuária muitas vezes substitui o alimento natural da vaca (pasto, folhas e ervas) por ração de milho e/ou soja transgênicos por razões de praticidade rentável. Ocorre que isso modifica completamente a composição de sua estrutura nutricional, da mesma forma como é drasticamente alterada a composição nutricional do ovo da galinha que come ração. O mesmo ocorre com o salmão e peixes de criação, que perdem o caráter de alimento natural, pois são alimentados com comida artificial (ração transgênica e corantes, no exemplo do salmão).
A composição nutricional da manteiga
A manteiga é a concentração de óleos do leite. É o “azeite” que a vaca sintetiza em seu metabolismo. Sua composição é altamente complexa – são mais de 400 ácidos gordurosos diferentes e uma significativa concentração de vitaminas lipossolúveis (1).
Mais do que fonte de energia de primeira qualidade para o cérebro e para o fígado, ácidos gordurosos possuem potente atividade biológica.
Muitos dos elementos gordurosos presentes na manteiga trazem excelentes benefícios para a saúde. Isso inclui o CLA, um dos raros tipos de gordura trans benéfica (sim, isto existe – mas não confundir com gordura trans vegetal industrializada). O CLA é vendido em extrato como um efetivo suplemento para queima de gordura localizada, e estudos demonstram que este pode ter efeitos significativos para a Saúde (2,3).
A manteiga de vacas que se alimentam de capim possui 5 vezes mais CLA do que a manteiga de vacas que se alimentam de ração, soja ou milho. A quantidade de ômega 3 e vitamina K2, ambos fundamentais para a saúde cardíaca, são muito maiores na manteiga de vacas que se alimentam de capim (4,5).
Manteiga contém grande quantidade de gordura saturada… AINDA BEM!
O mito de que a manteiga faz mal e precisa ser substituída por margarina (argh!) é devido a sua elevada concentração de gordura saturada.
Entretanto, este não é um argumento válido contra a manteiga, pois o mito de que gordura saturada é algo nocivo tem sido consistentemente descontruído nos anos mais recentes.
Dois novos grandes estudos foram publicados recentemente – um em 2010 e outro em 2014. Ambos realizados com milhares de pessoas.
Estes estudos demonstraram claramente que não há qualquer associação entre o consumo de gordura saturada, em qualquer quantidade, com o aumento de doenças cardíacas (ou qualquer outra), pelo contrário (6,7).
Estudos demonstram que pessoas que se alimentam de manteiga natural possuem um risco menor de doenças cardíacas
A relação entre consumo de manteiga (ou laticínios integrais, que não foram desnatados) e doenças cardíacas parece depender do país onde o estudo foi conduzido.
Em países onde as vacas se alimentam predominantemente de pasto, existe uma relação diretamente proporcional: quanto mais manteiga se come, (bem) menor é o risco de doenças cardíacas.
Um estudo impressionante foi publicado em 2010 no American Journal of Clinical Nutrition:
Smit LA, et al. Conjugated linoleic acid in adipose tissue and risk of myocardial infarction. American Journal of Clinical Nutrition, 2010.
Esse estudo acompanhou os níveis de CLA nos tecidos adiposos de 1.813 portadores de doença cardíaca não fatal e comparou-os com 1.813 indivíduos similares que não eram portadores da doença. O índice deste tipo de ácido gorduroso é uma referência muito confiável para medir a ingestão de laticínios, e esse estudo foi conduzido na Costa Rica, onde as vacas são alimentadas apenas com pasto.
Os indivíduos foram divididos em 5 grupos, do que ingeria maior quantidade de manteiga (ou laticínios gordos) para o que ingeria a menor quantidade (preferindo margarinas, óleos vegetais ou laticínios “light”). Os resultados foram muito significativos:
Como pode ser visto, quanto mais da gordura do laticínio (que é a composição básica do laticínio) as pessoas do estudo comeram, (muito) menor o seu risco de doença cardíaca.
Ainda que seja um estudo de controle, e não uma prova em si, esse estudo é no mínimo uma confirmação de que a manteiga não é o demônio no qual tentaram transformá-la.
Muitos outros estudos demonstraram resultados similares
Esse está longe de ser o único.
Um segundo estudo realizado na Austrália demonstrou que as pessoas que se alimentaram da maior quantidade de gordura láctea (manteiga!) tinham o risco de doença cardíaca reduzido até 69% em comparação com as pessoas que menos a ingeriram (8).
Diversos outros estudos feitos em países europeus onde as vacas são geralmente alimentadas com pasto demonstraram que a gordura láctea está diretamente relacionada à redução de doenças cardíacas e derrames (9, 10).
Manteiga natural é super saudável!
Mesmo demonizada no passado, manteiga de verdade, proveniente de vacas que comem seu alimento natural, não é apenas um ingrediente delicioso – é também uma das gorduras dietéticas mais saudáveis do planeta. Ponto final.
[nk_awb awb_type=”image” awb_stretch=”true” awb_parallax_mobile=”true” awb_image=”137816″ awb_image_size=”full” awb_image_background_size=”cover” awb_image_background_position=”50% 50%” awb_parallax=”scroll” awb_parallax_speed=”0.5″ awb_styles=” padding-top: 25%; padding-bottom: 25%;”]
[/nk_awb]
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2596709/
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22452730
- http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002822304004316
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10531600/
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7905466
- http://ajcn.nutrition.org/content/early/2010/01/13/ajcn.2009.27725.abstract
- http://annals.org/article.aspx?articleid=1846638
- http://www.nature.com/ejcn/journal/v64/n6/abs/ejcn201045a.html
- http://www.nature.com/ejcn/journal/v60/n2/full/1602307a.html
- http://www.nutritionj.com/content/8/1/21
Oi, Flávio. Aguardo as respostas às perguntas de todos, pois tb tenho os mesmos interesses. Acredito que vc fale sobre tudo isso no vídeo de sexta-feira ou nos indique um outro endereço. Abraços e obrigada!
Ola Vivian, sou do Rio e produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Bom dia…
Vi algumas pessoas perguntando sobre a manteiga ideal e me lembro de ter assistido a um vídeo (infelizmente não me lembro qual) do próprio Flávio Passos em que ele recomenda a manteiga NATA DA SERRA.
Ola Felipe, sou do Rio e produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Olá Flavio,
Acompanho seu programa e achei muito oportuno este artigo, consumo manteiga diariamente e utilizo em alguns pratos da culinária. Poderia por gentileza informar se há marcas de manteiga confiável ou se é possível fazermos em casa a manteiga Ghee .
Agradeço muito.
Ola Adriana, sou do Rio e produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Estou amando lhe acompanhar. Gostaria de saber quais marcas de manteiga no Brasil podem ser consideradas “naturais” ou se todas as vendidas em mercado estão condenadas. Há alguma maneira de saber, pelos rotulos, como diferenciar a manteiga “boa” da “ruim”? Obrigada!
Oi Flávio!! Estou no time que precisa de informação sobre marcas/fornecedores confiáveis no mercado…. Precisamos da sua ajuda!! Adoro seu trabalho e suas informações sempre me orientam na qualidade de vida da minha família e amigos. Obg!!!
Ola Edilena, sou do Rio e produzo manteigas, natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
olá,gostaria de saber a marca e onde encontrar essa manteiga.
Ola Marta, sou do Rio e produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Olá Flávio, td bem? sou de São Paulo em gostaria de dicas sobre manteiga natural. Onde encontrar? marca? ou receita.
Vejo que várias pessoas perguntaram sobre a manteiga, mas não vi nenhuma resposta. porque?
Boa tarde Flavio….
estou gostando das informações. Mas, onde estão as respostas para as perguntas de todos?
Tenho as mesmas duvidas.
Grata
Celia
Ola Camila, sou do Rio e produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Nem imagino aonde encontrar uma manteiga deste tipo. A ghee pode substituir com qualidade esta manteiga natural?
Ola eu produzo manteigas natural, integral de leite de vaca e a clarificada GHEE. Caso tenha interesse de conhecer. é produto artesanal. https://www.facebook.com/lematinateliergastronimico/
Voce garante q as vacas se alimentam à pasto natural e não com rações industrializadas ???? Obrigada.
Olá Flavio,
onde posso encontrar uma manteiga natural de procedência confiável ?
Olá Flávio,
Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, é um verdadeiro tesouro da Natureza que vc coloca em nossas mãos!
Gostaria de saber, assim como a maioria dos leitores, marcas ou locais na cidade de São Paulo onde posso adquirir não só a manteiga natural, mas tbm outros alimentos de origem orgânica que vc julga de boa procedência! Obrigada.